PMEs: Pacto Global da ONU oferece curso gratuito de sustentabilidade

por | jun 20, 2023

6 minutos de leitura
Compartilhe:

Gerente de Conhecimento do Pacto Global da ONU no Brasil fala com Integridade ESG sobre as vantagens da jornada sustentável para pequenos e médios negócios, como a redução do impacto ambiental e o acesso a “financiamento verde”. Inscrições para o curso já estão abertas

As pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel estratégico na economia e na sociedade, visto que são o motor do crescimento do setor privado. Apesar disso, muitas dessas organizações ainda enfrentam desafios em integrar estratégias sustentáveis fundamentais para o sucesso e a resiliência dos negócios a longo prazo. Para ajudá-las nesta missão, o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) oferece, até o dia 31 de agosto, o curso gratuito “Pequenos Negócios, Grande Impacto: Uma Jornada de Seis Passos para Impulsionar a Sustentabilidade e o Crescimento do Negócio”.

“Justamente por representarem um contingente tão importante na economia brasileira é fundamental o engajamento das PMEs na agenda do desenvolvimento sustentável, e este curso vai apoiá-las nesta jornada¨, explica Gabriela Rozman, gerente de Conhecimento do Pacto Global da ONU no Brasil.A executiva detalhou ao Integridade ESG os objetivos e as vantagens do curso para as empresas de pequeno e médio porte, assim como os maiores desafios para integrar estratégias sustentáveis nos negócios a longo prazo.

Conteúdo alinhado à Agenda 2030 e aos ODS da ONU está disponível em português

Destinado a profissionais de todos os cargos e setores de atuação em PMEs, o curso Pequenos Negócios, Grande Impacto: Uma Jornada de Seis Passos para Impulsionar a Sustentabilidade e o Crescimento do Negócio, é dividido em seis etapas. Os participantes são conduzidos por cinco minicursos. O formato é online sob demanda. É possível assistir aos conteúdos em qualquer local e horário.

Os participantes do curso gratuito de sustentabilidade contam ainda com acesso exclusivo a pastas de trabalho, recursos para mídias sociais, cases de negócios e materiais de apoio. No final, será concedido um certificado de conclusão da Academy do Pacto Global da ONU. O conteúdo está disponível em vários idiomas, inclusive português. Todo o material está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. Não é obrigatório que a empresa de atuação seja participante do Pacto Global da ONU.

Falta de capacitação e cultura organizacional desafiam as PMEs na adoção de estratégias sustentáveis

A falta de conhecimento e capacitação em relação às práticas sustentáveis é um desafio comum para as pequenas e médias empresas.

¨A pouca compreensão sobre os benefícios, melhores iniciativas e estratégias de implementação pode dificultar a adoção de medidas eficazes¨, analisa Gabriela.

A gerente do Pacto Global da ONU citou os desafios comuns às PMEs para integrar estratégias socioambientais nos negócios, como recursos financeiros limitados e falta de suporte de consultoria.

“Estas companhias muitas vezes têm recursos financeiros limitados. A implementação de tecnologias e processos sustentáveis pode exigir investimentos significativos, o que pode ser um obstáculo para as PMEs, especialmente aquelas com margens de lucro apertada.Podem também podem enfrentar dificuldades para acessar suporte técnico especializado e consultoria em questões relacionadas à sustentabilidade. A falta de recursos para contratar especialistas ou receber orientação pode ser um obstáculo significativo”, explica.

“Por representarem um contingente tão importante na economia brasileira é fundamental o engajamento das PMEs na agenda do desenvolvimento sustentável, e o curso vai apoiá-las nesta jornada¨, explica Gabriela Rozman, gerente do Pacto Global da ONU no Brasil

Outro fator crítico para os pequenos e médios negócios implantarem uma agenda ESG está na resistência à mudança e cultura organizacional.

“A resistência à mudança é um desafio comum em todas as organizações, e as PMEs não são exceção. A introdução de práticas sustentáveis pode exigir mudanças nas operações, nos processos e na cultura organizacional, e nem todos os membros da equipe podem estar abertos ou preparados”.

Os empresários também devem integrar a estratégia ESG à sua cadeia de suprimentos:

A adoção de iniciativas sustentáveis pode ser desafiadora quando as pequenas e médias empresas dependem de fornecedores e parceiros que não compartilham a mesma mentalidade. A integração dessas práticas na cadeia de suprimentos exige uma colaboração estreita e uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos”, alerta.

Curso ensina alunos a engajarem stakeholders e a elaborar seu próprio case ESG

Durante o curso gratuito de sustentabilidade para pequenos e médios negócios, os alunos aprendem sobre tópicos-chave de sustentabilidade e a engajar stakeholders internos e externos, além de contarem com o suporte necessário para produzir seu próprio case de sustentabilidade. A gerente de Conhecimento do Pacto Global da ONU no Brasil destaca outras vantagens da iniciativa, como melhoria da competitividade e acesso a mercados e financiamentos “verdes”.

Ao adotar práticas sustentáveis, as PMEs podem reduzir seu impacto negativo no meio ambiente; promover o desenvolvimento local; e melhorar as condições de trabalho. Além de contribuir para a redução da desigualdade e impulsionar o desenvolvimento sustentável nas comunidades em que estão inseridas. O curso tem a intenção também de conscientizar essas organizações sobre os desafios ambientais, sociais e econômicos que enfrentamos. As aulas fornecem informações e conhecimentos essenciais sobre ações sustentáveis, impactos ambientais e responsabilidade social corporativa”, afirma.

A melhoria da competitividade integra a lista de benefícios da adesão das empresas à agenda ESG.

A adoção de práticas sustentáveis pode conferir vantagem competitiva às PMEs. Ao implementarem medidas de eficiência energética, reduzirem custos operacionais, adotarem inovações e atenderem às demandas crescentes dos consumidores por produtos e serviços responsáveis, as empresas podem se destacar em seus setores”, pontua.

O acesso a mercados e financiamento sustentável constitui uma das vantagens mais importantes para os pequenos e médios negócios que ingressam no mundo ESG.

Muitos mercados e instituições financeiras estão priorizando companhias com responsabilidades socioambientais. Ao demonstrar compromisso por meio da participação em cursos e obtenção de certificações, as PMEs podem aumentar suas chances de acessar novos mercados, obter financiamento e atrair parcerias estratégicas e novos clientes”, finaliza.

Confira os seis passos da jornada de aprendizado do curso gratuito “Pequenos Negócios, Grande Impacto”

Passo 1 – Aprenda como preparar a sua PME para o futuro com os Dez Princípios do Pacto Global da ONU

Passo 2 – Compreenda o case de negócios para sustentabilidade e como as pequenas empresas podem integrar os Objetivos Globais em sua estratégia

Passo 3 – Saiba como ser mais sustentável torna você mais resiliente

Passo 4 Sessão de aprendizado entre pares (ao vivo, no dia 27 de junho)

Passo 5 – Aprenda o “o quê” e o “como” do design sustentável para pequenas e médias empresas

Passo 6 – Saiba como financiar sua estratégia de sustentabilidade

Link para inscrição: https://go.pactoglobal.org.br/PequenosNegociosGrandeImpacto%20

Leia também

Seja ESG. Inscreva-se para receber gratuitamente notícias, informações e tendências ESG