Parceria da Natura com startup de educação vai capacitar filhos de consultoras

por | nov 13, 2023

4 minutos de leitura
Compartilhe:

Vice-presidente de negócios no Brasil, Agenor Leão, explica como vai funcionar o Programando Meu Futuro, projeto de educação digital voltado para a capacitação gratuita de três mil jovens na área tecnológica financiado pela venda dos produtos da linha Crer para Ver

Aliar o poder da educação como um catalisador da transformação ao poder da tecnologia, uma potente via de emancipação social, é a ambição do Programando Meu Futuro, que pretende gerar oportunidades no mercado de trabalho para três mil jovens de todo o Brasil. O projeto da Natura capacita filhos de consultores de beleza da empresa na área tecnológica, em parceria com a New School, uma startup de educação.

“O projeto nasceu para mitigar um cenário que aponta, de um lado, mais vagas na área de tecnologia do que profissionais qualificados até 2025 e, do outro, mostra que o Brasil está entre os países com maior proporção de jovens fora da escola e sem trabalho, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, explica ao Integridade ESG o vice-presidente de negócios Brasil Natura e Avon, Agenor Leão.

Diante desse quadro, com financiamento da linha Crer Para Ver, a marca de cosméticos e a New School uniram esforços para minimizar o dilema social na inclusão produtiva de jovens no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que visam gerar impacto positivo em seu entorno, promovendo o desenvolvimento da rede de consultores e de seus familiares.

Primeiras turmas reúnem jovens de 18 a 25 anos, de diversas regiões do país

“O cuidado com a nossa rede é um pilar prioritário para nós. Sem dúvidas, o projeto ‘tangibiliza’ isso com a formação tecnológica para consultoras e seus filhos, atrelado às portas de entrada ao time de tecnologia da Natura”, destaca Agenor Leão.

Em entrevista ao Integridade ESG, Leão informou que o programa também está conectado ao compromisso antirracista da marca, já que 56% das vagas do projeto são afirmativas para pessoas que se declaram pretas e pardas, o que contribui com o pilar de direitos humanos da Visão 2030 de Natura&Co América Latina.

“Almejamos também que a qualificação em tecnologia nos ajude a atingir o compromisso de aumentar em 10% o índice de desenvolvimento humano das consultoras de beleza, gerando impactos mensuráveis em renda digna, educação, bem-estar e cidadania”, ressalta o executivo.

Linha de produtos já direcionou R$ 500 milhões para projetos educativos na AL

Segundo ele, desde a sua criação, em 1995, a linha de produtos Crer Para Ver já investiu R$ 500 milhões em ações em prol da educação em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Entre os itens da linha, há nécessaires, garrafas e saboneteiras.

A primeira turma do Programando Meu Futuro, que começou em outubro deste ano, reúne 3.200 jovens de 18 a 25 anos, de diversas regiões do país. O curso online, que teve 13 mil inscritos, tem duração de três meses e vai abordar disciplinas como empreendedorismo, resiliência e introdução de soluções tecnológicas.

“O curso é gratuito, com certificação, 100% online. Os estudantes que mais se destacarem ainda poderão se formar já com uma oportunidade de emprego”, enfatiza o vice-presidente de negócios, que prevê a formação de uma nova turma em 2024.

Além dos filhos das consultoras de beleza Natura e Avon, foram ofertadas mais de 300 vagas para familiares de colaboradores disse Agenor Leão, enfatizando que a New School é reconhecida por levar educação de qualidade através de uma linguagem acessível para as periferias do Brasil e por defender um modelo de ensino através de plataformas digitais para formar novos líderes.

“Acreditamos que esse modelo é ideal para atender às necessidades desses jovens, que muitas vezes não têm acesso a uma educação de qualidade, elevando as oportunidades de sucesso dos participantes do projeto”, complementa Agenor Leão.

Leia também

Seja ESG. Inscreva-se para receber gratuitamente notícias, informações e tendências ESG