Lista de produtos e serviços que emitem menos gases de efeito estufa ficará disponível para empresas comprometidas com a descarbonização
O Pacto Global da ONU, por meio do Movimento Ambição Net Zero em parceria com a Future Carbon, abriu no último dia 3 de maio as inscrições para o edital “Banco de Soluções de Baixo Carbono”. O objetivo do projeto é apoiar empresas de diversos setores na busca de serviços e produtos que emitem menos Gases de Efeito Estufa (GEE) do que as soluções tradicionais disponíveis no mercado.
As soluções de baixo carbono selecionadas terão o nome divulgado publicamente pelo Pacto Global da ONU no Brasil. As empresas interessadas podem se inscrever até o dia 22 de maio, no link.
Serão considerados desde substitutos de tecnologias tradicionais mais eficientes a inovações mais disruptivas de institutos e startups, mesmo em fase inicial. O objetivo é incentivar o investimento em inovações de descarbonização, mesmo que ainda não estejam disponíveis em escala no mercado. Soluções baseadas na natureza e tecnologias periféricas e/ou indígenas poderão ser priorizadas na seleção.
O Banco de Soluções não se propõe a avaliar em profundidade, premiar, certificar ou chancelar empresas ou seus produtos, não emitindo parecer favorável ou desfavorável às soluções, mas sim, apenas, elencar possibilidades que serão consideradas e avaliadas pelas empresas participantes do Movimento Ambição Net Zero, seguindo os critérios detalhados abaixo.

A lista de empresas com soluções selecionadas ficará disponível no site do Pacto Global da ONU no Brasil, e o Banco de Soluções de Baixo Carbono em sua versão completa será disponibilizada apenas para as empresas comprometidas com o Movimento Ambição Net Zero.
Público-alvo
- Empresas de diferentes tamanhos com produtos ou serviços que sejam menos poluentes no que tange a emissões de GEE.
- Startups, institutos e pesquisadores com soluções que possuam capacidade de reduzir a emissão de carbono em relação aos produtos/serviços usualmente utilizados pelas empresas, em diferentes estágios de desenvolvimento.
- Fundações, negócios de impacto e ONGs que trabalhem com soluções baseadas na natureza e tecnologias periféricas e/ou indígenas.
Critérios de seleção
- A empresa não deve ter processos públicos que estejam em dissonância com os Dez Princípios do Pacto Global da ONU (confira aqui: https://pactoglobal.org.br/10-principios/).
- Porcentagem de redução de emissões de carbono em relação à tecnologia tradicional igual ou acima de 15%. Caso a solução apresente custo menor do que a tecnologia tradicional, ela poderá ser selecionada mesmo se a redução for abaixo de 15%.
- A solução não deve ser mal avaliada em sites públicos, como por exemplo: Reclame Aqui, Google, e outros sites similares.
- Soluções baseadas na natureza e tecnologias periféricas / indígenas devem receber destaque.
- Premiações e certificações serão consideradas um diferencial.
Mais informações pelo e-mail bancodesolucoes@futurecarbon.com.br.