Grupo Veste costura parceria com Amigos do Bem para capacitar artesãs alagoanas

por | dez 30, 2024

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Dona de marcas de prestígio como Le Lis, Bo.Bô, Dudalina e John John, empresa quer expandir iniciativa para desenvolver novas coleções

Um dos principais conglomerados de moda de alto padrão do Brasil, a Veste S.A, grupo controlador de marcas de prestígio como Le Lis, Bo.Bô, Dudalina, John John e Individual, avança em nas suas metas ESG. No campo social, acaba de costurar uma parceria estratégica e com a promessa de ser duradoura com a Amigos do Bem, instituição que há mais de 30 anos atua contra a miséria no sertão nordestino. O intuito, por meio de capacitação e lançamento de coleções especiais na Le Lis Casa, é promover impacto positivo na vida de mulheres da região. Desta vez, cerca de 20 mulheres do povoado de Torrões, em Alagoas, foram capacitadas pela artesã Luly Viana para a produção de itens como descanso de panela, cesta, jogo americano e anel de guardanapo.

“Capacitamos artesãs para a produção de peças exclusivas para quatro coleções da Le Lis Casa, mas nossa visão é de longo prazo: queremos expandir essa iniciativa para o desenvolvimento de novas coleções, fortalecendo ainda mais essa relação”, afirma Alexandre Afrange, CEO do grupo, ao Integridade ESG.

O projeto, lembra, vai além de geração de renda.

Itens feitos pelas artesãs participantes do projeto

“É uma oportunidade de fomentar autonomia, orgulho e valorização cultural para essas mulheres, enquanto oferecemos aos nossos consumidores produtos exclusivos, que carregam histórias de talento e tradição. Essa é a essência do impacto positivo e sustentável que buscamos promover em todas as etapas do nosso trabalho”, comenta.

Para Fernando Sanches, diretor de geração de recursos da Amigos do Bem, essa iniciativa transforma vidas, gera oportunidades de trabalho e promove desenvolvimento sustentável.

“É inspirador ver como o design pode ser uma ferramenta de inclusão e impacto social, unindo beleza e propósito em prol de um futuro mais justo”, observa.

O objetivo sempre foi que a Le Lis Casa, presente nas lojas Le Lis, tivesse itens de artesanato.

“Mas era muito importante para a gente fazer isso com uma instituição séria, para promover o empoderamento das mulheres. Foi assim que chegamos à Amigos do Bem, que estavam construindo essa célula de artesanato”, conta Elisa Bastos de Lima, diretora de relações com investidores e ESG, em entrevista ao Integridade ESG.

Produtos para listas de casamento confeccionados através
da parceria com a Amigos do Bem

As artesãs tiveram treinamento para aprimorar seus conhecimentos técnicos para uso não só para essa primeira coleção exclusiva para a Le Lis Casa, mas para seu futuro como empreendedoras, para outros projetos. Todos os itens também podem ser encontrados no e-commerce da marca, além das lojas. Essa, garante Elisa, é só a primeira coleção com as artesãs. Outras virão.

O ESG na Veste inclui apoio a ONG que combate câncer de mama

Com R$ 1,38 bilhão de faturamento, 40 anos de história, 175 lojas, presença em cerca de três mil lojas multimarcas e listada na Bolsa desde 2008, a Veste S/A visa transformar a indústria da moda com práticas que contribuem para um futuro mais sustentável. Com uma área de ESG liderada por Elisa, em 2024, a empresa divulgou suas metas públicas, aprofundando seu compromisso com o meio ambiente, ampliando as iniciativas para a redução de emissões de carbono, eliminando plásticos desnecessários e investindo em matérias-primas com menor impacto ambiental.

“A meta é transformar todos os plásticos em plásticos reciclados. Eliminar os desnecessários e usar reciclados e não recicláveis”, explica Elisa.

A adesão, desde 2022, no The Fashion Pact, uma aliança global de empresas de moda comprometidas com a sustentabilidade, é um reflexo claro desse compromisso, que também se traduz em ações tangíveis no dia a dia da companhia.

A marca Le Lis comercializa, ao longo do ano, produtos com lucro revertido ao Instituto Protea, ONG que atua no combate ao câncer de mama. Em setembro de 2024, a empresa promoveu uma campanha de conscientização e lançou uma edição especial da coleção Arte Para o Bem. Em colaboração com a Galeria Nara Roesler, foram apresentadas camisetas exclusivas, estampadas com obras de artistas renomados, como Cristina Canale, Maria Klabin, Laura Vinci e Bruno Dunley. Todo o lucro obtido nessa ação foi destinado ao Instituto Protea, que já beneficiou mais de 3.500 brasileiros, oferecendo 35 mil exames e consultas.

A iniciativa reforça o compromisso da empresa com causas sociais e com a saúde da mulher, unindo moda e impacto positivo. A companhia também integra o Movimento Elas Lideram, da ONU, e destaca seu time majoritariamente feminino: 75% dos colaboradores e 58% da alta liderança são mulheres. No quesito diversidade racial, 26% dos líderes são pessoas pretas, pardas e indígenas. A meta é aumentar essa representatividade para 30% até 2025 e para 40% até 2030.

Segundo o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 do Grupo Veste, centenas de mulheres foram beneficiadas por ações das marcas da Veste S/A, com um investimento total de R$ 1,5 milhão em projetos sociais voltados para a saúde e para o empoderamento feminino.

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