Foodsavers contra o desperdício de alimentos

por | jul 6, 2023

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CEO da Food To Save revela ao Integridade ESG alguns dos planos da foodtech, como as futuras parcerias com hotéis para reduzir o excedente dos cafés da manhã, a expansão para Minas Gerais e a consolidação nas capitais onde já atua

Uma luz no fim do desperdício. A startup Food To Save – maior comunidade e aplicativo de combate ao desperdício de alimentos do Brasil – atingiu a marca de 1,5 mil toneladas de alimentos salvos. O CEO e cofundador Lucas Infante fala sobre a revolução que a foodtech vem fazendo contra o desperdício e os impactos positivos para o meio ambiente, empresas e sociedade, com a oferta de produtos a preços mais acessíveis.

Com previsão de faturamento de R$ 16 milhões em 2023 e um crescimento do negócio de 220% entre 2022 e 2023, o marketplaceque começou a operar há apenas dois anos bateu recentemente a marca de mais de 200 mil brasileiros engajados na causa. Chegou, ainda, ao top 10 dos apps de delivery mais usados pelos brasileiros. Agora, o negócio mira na expansão das operações no país, na consolidação do modelo de “centro de distribuição antidesperdício” e na parceria com hotéis.

“Sonhamos em ajudar a solucionar o problema de desperdício de alimentos no Brasil e na América Latina, gerando uma reflexão sobre a forma como consumimos hoje e repensando hábitos que contribuam para um futuro mais sustentável e humano. Para isso, criamos uma solução simples e funcional, que conecta os estabelecimentos aos foodsavers¨, resume Lucas Infante.

Foi no ano de 2021 que a Food to Save lançou um aplicativo que faz o elo entre restaurantes, padarias, hortifrutigranjeiros e varejistas, de um lado, e consumidores comprometidos em adotar práticas de consumo mais responsáveis e sustentáveis, de outro.

O sistema implantado funciona da seguinte forma: os estabelecimentos parceiros selecionam os itens excedentes, ou seja, alimentos produzidos e não vendidos ou itens com pequenas imperfeições, para a montagem de “sacolas surpresa“.

“As sacolas surpresa são disponibilizadas em nossa plataforma com até 70% de desconto. O cliente pode optar por receber o pedido pelo deliveryou retirar no próprio local¨, explica Infante.

Brasil desperdiça 41 mil de toneladas de alimentos por dia

Apesar do crescimento das iniciativas focadas nesta causa, a quantidade de alimentos descartados no país ainda assusta. Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) referentes a 2022, cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados, o que significa que mais de 40 milhões de toneladas de comida em perfeitas condições vão parar no lixo todos os dias. Tais dados pesam na economia, pois geram uma perda anual de cerca de R$ 5 trilhões.

¨Lidamos com um tema que está em pauta, mas que ainda incomoda poucos. Nosso principal desafio foi e sempre será cultural; é mudar o mindset de uma sociedade que há anos convive com esse problema, mas que pouco tem feito para mudar. Precisamos educar a nova geração e reeducar as gerações mais antigas¨.

Além de escancarar as desigualdades, o desperdício de alimentos também é um problema ambiental. Jogar comida no lixo é a terceira maior causa de emissões de CO2 do mundo. De acordo com levantamento da ONU, em 2021, aproximadamente 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas a alimentos não consumidos. Desde que surgiu, a Food To Save já evitou a emissão de mais de 2,5 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Além de atuar com a oferta de alimentos mais perecíveis, o marketplace inseriu, recentemente, em seu portfólio, itens com prazos maiores de validade. Segundo o executivo, diferentemente dos produtos de padaria mais perecíveis, essas mercadorias têm um tempo de prateleira maior. Mas, normalmente, deixam de ser vendidas junto às varejistas ou nos sites tradicionais semanas ou até meses antes da data do vencimento.

“Passamos a comprar com valores descontados produtos de empresas como Nestlé, Shopper e Americanas, e repassamos os excedentes com descontos de até 70% no app¨, explica o cofundador. 

A startup também expandiu recentemente sua atuação para a rede hoteleira. Trata-se de um segmento de produção em larga escala, o descarte está acontecendo.

“A hotelaria é uma área que para a qual olhávamos há bastante tempo e, agora, começamos a vender o excedente do café da manhã e do almoço. Pretendemos expandir os negócios. As redes estão entusiasmadas¨, revela o executivo.

Próxima expansão será para Minas Gerais

Segundo Infante, um dos próximos passos será expandir a atuação para o estado de Minas Gerais até o final de 2023. A startup atualmente opera em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

“A Food To Save nasceu com o propósito de revolucionar a maneira que consumimos. Trata-se do engajamento e da educação de toda a sociedade e dos empresários. Por isso, é muito gratificante acompanhar nosso crescimento. Prevemos a consolidação nas capitais em que já atuamos e planejamos ampliar o negócio para outros setores e estados¨.

A conquista de novos parceiros é outro objetivo, explica o empresário.

“Esperamos que cada vez mais usuários e parceiros se envolvam nessa causa conosco, para ultrapassarmos as barreiras culturais e atingirmos o objetivo de reeducar a sociedade sobre o tema¨, conclui.

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