Energia solar, lixo zero e economia de água são destaques na unidade fabricante de cachaça
A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Guinness, inaugurou nesta segunda-feira (6/3) uma nova fábrica de produção da cachaça Ypióca, no município cearense de Itaitinga, em Fortaleza. A empresa investiu R$ 250 milhões na planta que tem uma pegada de sustentabilidade baseada, principalmente, no uso da energia renovável, resíduos zero e economia de água para produzir 12 milhões de caixas de nove litros da bebida por ano.
“Em Itaitinga, contamos com várias iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente comunidades que estão no nosso entorno”, afirma a presidente da Diageo Brasil, Paula Lindenberg.
Segundo ela, o resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil. “Também temos muito orgulho do nosso papel de gerador de empregos diretos e indiretos no estado. Atualmente, a planta emprega mais de 400 pessoas, sendo 41% mulheres”, acrescenta.
A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas com uma excelente coleção de marcas, incluindo Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Ypióca, Baileys, Don Julio, Guinness, entre outras.
A Diageo é uma empresa global cujos produtos são vendidos em mais de 180 países em todo o mundo. A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DOE).
Entre os vários diferenciais de sustentabilidade da nova fábrica, diz o comunicado da empresa, está a utilização de energia solar e iluminação natural e de LED para todo complexo industrial e o uso de equipamentos de movimentação logística com baterias de lítio, movidos a energia solar.
A fábrica tem 1.826 painéis solares instalados, com capacidade para gerar 931,26 kWp. A energia economizada é suficiente para abastecer quase 800 residências, se considerado o consumo médio residencial no Brasil, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2022.
Demais iniciativas sustentáveis
- Caldeira movida a biometano gerado no aterro sanitário de Itaitinga, com emissões atmosféricas praticamente nulas, não gera resíduos em sua queima, além de ter poder calorífico que melhora a eficiência dos equipamentos;
- Lavadora de garrafas das mais modernas do mundo, com capacidade para gerar cerca de 60% de economia no consumo de água frente a modelos anteriores;
- Sistema de reuso de efluente sanitário para descarga nos vasos sanitários e reuso de efluente industrial para retorno aos equipamentos produtivos, contanto com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA);
- Centrais de ar nas áreas climatizadas do complexo industrial com menor consumo de energia;
- Envio zero de resíduos para aterros sanitários.
Tecendo o Futuro
O programa Tecendo o Futuro, de estímulo a mulheres que produzem artigos de palha, já acolheu mais de 150 mulheres do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) no Ceará desde 2019. Tudo começou com 30 internas recebendo capacitação em artesanato com palha de carnaúba. Hoje, são 55 assistidas pela iniciativa.
Projeto águas
No fim de 2022, foi concluída a II etapa do Águas da Diageo em Serra Verde, distrito de Redenção, Ceará, com a entrega de 3.214 m3 de água potável por ano para consumo e cultivo a quase 200 pessoas. A I etapa do projeto impactou cerca de 500 moradores da comunidade de Manoel Dias, também em Redenção, com a entrega de 5452 m3 de água potável por ano em meados de 2022.
Na real
O Na Real é um programa de teatro para estudantes que promove o não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. O projeto iniciado em 2019 já impactou mais de 400 mil alunos.
Learning for life
O Learning for life promove a formação gratuita de bartenders. Direcionado para pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade, já formou mais de 24 mil pessoas.