Coritiba na ONU: clube é pioneiro nas práticas ESG

por | ago 30, 2022

3 minutos de leitura
Compartilhe:

Clube de futebol implementou, desde o início de 2021, mudanças na gestão de resíduos do Estádio e do Centro de Treinamento (CT), além da incorporação de compromissos de seu projeto ambiental

O Coritiba Foot Ball Club se tornou o primeiro clube do futebol do país a aderir ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A iniciativa engloba mais de 19 mil instituições espalhadas por 160 países e que, como premissa, devem alinhar suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção e desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

“Este é um dos passos para consolidarmos nosso programa de sustentabilidade que prevê minimizar os impactos ambientais, educar nossos colaboradores e torcedores, além de incentivar programas de preservação. Um clube de futebol é mais que uma equipe em campo, os torcedores são inspirados pelo seu clube, é o amor do torcedor, uma relação inexplicável. E o futebol, pela força que tem, precisa estar diretamente envolvido e engajado”, afirma Juarez Moraes, presidente do Coritiba.

O clube de futebol implementou, desde o início de 2021, mudanças na gestão de resíduos do Couto Pereira e do Centro de Treinamento da Graciosa. A GreenPlat realiza o gerenciamento na destinação dos materiais e o descarte correto do lixo gerado nas instalações do time, buscando maior sustentabilidade, responsabilidade e levar para dentro da instituição a defesa da biodiversidade.

“Nossa meta é continuar auxiliando o Coritiba a alcançar o Selo Aterro Zero, que certifica empresas e oferece a destinação ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos, evitando ao máximo o envio para aterros sanitários”, afirma Chicko Sousa, fundador e CEO da GreenPlat.

Além de revisões na infraestrutura, o clube também estuda implementar princípios mais sustentáveis em viagens e estadias nas diferentes competições que participa. Neste ano, o Coritiba também formalizará sua participação ao Sports for Climate Action, também da ONU, que tem como objetivo usar o esporte como uma ferramenta para impulsionar a consciência climática.

Coritiba amplia compromissos de seu projeto ambiental

O Coritiba também anunciou, em julho, o seu programa ambiental: “Nossa Identidade Verde”. A iniciativa compõe o projeto de sustentabilidade e meio ambiente do clube, projeto que faz parte do processo de modernização e qualificação da gestão coxa-branca, além de ampliar a sua adesão em ações e medidas de cunho social, ambiental e de governança (ESG).

“Nosso programa ambiental também é parte das estratégias de fortalecimento da marca do clube. O nome Coritiba Foot Ball Club é relacionado ao esporte e ao alto rendimento, e agora a práticas de grande impacto social e ambiental. Por uma frente, o Nossa identidade Verde traz uma nova carta de produtos e serviços aos sócios e torcedores. Por outro lado, criamos ativos importantes quando falamos de patrocinadores e investidores, pois cada vez mais as grandes empresas estão atentas às organizações que produzem de maneira responsável”, pontua o gerente de relacionamento com o mercado, Rodrigo Florenzano. As ações mais estruturadas na área ambiental do Coxa iniciaram em janeiro de 2021. Desde então, o Coritiba vem realizando mudanças em sua gestão e crescendo a participação em ações voltadas à proteção do meio ambiente. “O Coritiba está abrindo o caminho para os clubes de futebol do Brasil entenderem a importância de estar ao lado da conservação da biodiversidade e promover medidas além de ações esporádicas. Nossa influência, a dos clubes, é muito importante e vamos usar ela a favor de um planeta mais equilibrado”, explica o presidente do Coritiba, Juarez Moraes.

Leia também

Seja ESG. Inscreva-se para receber gratuitamente notícias, informações e tendências ESG