Parcerias estão ajudando a mudar a vida das pessoas e a melhorar o meio ambiente
Para a TerraCycle, líder global em soluções únicas de reciclagem e reuso, fundada há mais de 20 anos, parcerias que ajudam a melhorar o meio ambiente e a transformar a vida das pessoas são sempre muito bem-vindas e geram valor. É nesse espírito que a empresa lançou este mês o concurso “Estrelas da Reciclagem na Copa”.
“A ideia surgiu devido à junção de dois fatores: a quantidade de materiais em fotos e vídeos que temos recebido dos participantes em nosso Instagram e o vídeo da atitude exemplar dos japoneses recolhendo lixo do estádio, que ficou marcada nos eventos da Copa do Mundo. O futebol não necessariamente é o tema central escolhido para engajamento, mas um evento de grande visibilidade e de espírito coletivo, que pode ser aproveitado para estimular ações e atitudes mais conscientes, voltadas à sustentabilidade”, conta Renata Ross (foto), gestora de relacionamento da TerraCycle
Renata explica que os interessados em participar devem gravar um vídeo contando sobre sua atuação em algum dos programas da TerraCycle, seja organizando, engajando, enviando materiais, falando sobre sua história ou dando dicas de reciclagem, até o dia 20 de dezembro, para o e-mail terracyclebrasil@terracycle.com. O primeiro lugar receberá 50 mil pontos, o segundo colocado ganhará 30 mil pontos e o terceiro, 15 mil pontos. Os três primeiros vídeos contarão com 300 pontos, que serão convertidos em doações financeiras para instituições sem fins lucrativos. Os detalhes do concurso estão no site da TerraCycle.
Atuando para minimizar impactos ambientais
A gestora de relacionamento da TerraCycle conta que, no Brasil, a empresa atua com programas nacionais de reciclagem que são lançados em parceria com marcas de bens de consumo. O objetivo é reciclar embalagens e produtos complexos que fatalmente seguiriam para aterros e lixões.

“Consumidores e organizações do Brasil se inscrevem nos programas de coleta e enviam os materiais aceitos, gratuitamente, pelos Correios. A TerraCycle recebe as remessas no Centro de Recuperação de Resíduos, realiza a triagem e faz a computação das informações no sistema. Armazena itens recebidos e faz o processamento (reciclagem). Os participantes recebem pontos pelos envios, que são convertidos em doações financeiras para a instituição sem fins lucrativos escolhida por eles”, explica Renata.
Os números da empresa são expressivos. Atua em 21 países, engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas, já doou mais de US$ 45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, e transformou mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima.
Destaque para a geração de valor
O maior legado da empresa é a mudança de comportamento da sociedade e a promoção de adesão às práticas ESG, como conta a gestora de relacionamento: “Quando implementamos programas de reciclagem para resíduos que até então eram impensáveis de serem solucionados, acreditamos que isso ajuda as pessoas a formar um senso crítico, e a se tornar cidadãs mais questionadoras, mais conscientes do seu papel, inclusive enquanto consumidoras. Percebemos isso, sobretudo, com crianças, já que grande parte dos nossos pontos de coleta estão em escolas. Recebemos relatos de professores contando que muitos alunos se tornam verdadeiros defensores da natureza, passam a mobilizar amigos, vizinhos e familiares. Costumam surgir questionamentos do tipo: se é possível reciclar uma esponja, por que não tem solução para as embalagens de biscoitos?”. Um dos desafios da TerraCycle é ampliar cada vez mais essa mudança de comportamento. “Se tivermos um exército de consumidores despertos, a tendência é que a indústria repense as suas embalagens e produtos, de modo a ter soluções mais simples de reciclagem e até mesmo que voltem a ofertar embalagens retornáveis”, acredita Renata.