Um cenário com queimadas e escassez de água estimado para 2050 é mostrado em vídeos voltados para a COP 30, em Belém
Alertar sobre os impactos da mudança global do clima e mobilizar as pessoas em todo o mundo para que adotem medidas significativas em relação às mudanças climáticas para as futuras gerações são os objetivos da campanha Weather kids, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que faz uma previsão do tempo especial para o ano de 2050. Crianças do mundo todo mostram a situação global, com queimadas, impactos econômicos e escassez de água, resultantes da mudança climática do planeta.
Beto Fernandez, criador e fundador da Activista Los Angeles, agência criadora da campanha Weather Kids, disse ao Integridade ESG que “a urgência da ação climática exige uma mudança de atitude. E quem melhor para nos conscientizar do que as próprias crianças, que herdarão um futuro diretamente impactado pelas nossas escolhas de hoje? A previsão do tempo de 2050 feita pelos Weather Kids nos convoca a começar a agir já”.
Com o olhar voltado para a COP 30, que celebrará o 10º aniversário da assinatura do Acordo de Paris em 2025, em Belém, a campanha considera a previsão do impacto do clima em 94% das crianças do mundo, as ameaças à segurança alimentar e o aumento potencial mundial nas contas dos contribuintes de bilhões de dólares. O filme chama atenção para o aumento de temperatura resultante das mudanças climáticas, conforme verificado pelos indicadores climáticos, que vão gerar mais impactos catastróficos para a população e a economia global.
No filme da campanha do PNUD, criada em parceria com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e The Weather Channel, carro-chefe da Weather Company, um jovem apresentador anuncia:
“Está tudo uma loucura! As escolas estão fechadas porque está muito quente. Os incêndios florestais estão queimando cidades inteiras. E as enchentes estão deixando tudo molhado e nojento”.
A previsão especial termina com um apelo das crianças: “Não se trata apenas de um boletim meteorológico para nós. É nosso futuro”.
“As garotas e garotos do tempo alertam sobre um futuro que certamente vai se materializar se não tomarmos medidas climáticas significativas hoje. A contínua inércia em relação às mudanças climáticas vai levar a um planeta cada vez mais inabitável para as ‘crianças de hoje’ e para as gerações futuras. Só poderemos corrigir o curso se nos movermos com velocidade e escala agora”, de acordo com Achim Steiner, administrador do PNUD.
Ele destaca que isso inclui descarbonizar nossas economias e promover o acesso à energia limpa e acessível a todos; proteger e restaurar o mundo natural; e capacitar as comunidades para que tenham voz nos compromissos climáticos de seus países.
A campanha Weather Kids, apoiada por celebridades e Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, incluindo a atriz malaia vencedora do Oscar, Michelle Yeoh, a atriz americana Connie Britton, e o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, integra os esforços do PNUD para inspirar o debate público e mobilizar ações sobre a mudança global do clima rumo às negociações climáticas da COP30, que serão realizadas no Brasil em 2025.
As previsões do tempo da campanha utilizaram dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da plataforma de dados Horizontes Climáticos, do PNUD. A campanha Weather Kids será veiculada em canais de notícias em mais de 80 países e nos canais da Wheather Cast de TV.