Primeiramente adotada no embarque e desembarque do aeroporto de Campinas, mudança deve ser estendida a todas a frota terrestre da companhia, que soma 150 veículos no país
A companhia aérea Azul anunciou que seus clientes passarão a ser transportados em vans elétricas no embarque e desembarque no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os novos veículos eletrificados vão substituir aqueles movidos a diesel e serão adotados no âmbito do Programa de Eficiência de Combustível (PEC) com o objetivo de reduzir as emissões de carbono da empresa.
A decisão foi tomada pela gestão após um estudo da equipe de Transportes da empresa avaliar todos os custos e benefícios envolvidos na operação. A meta é efetuar a mudança em todos os 36 aeroportos onde a Azul opera, começando por Viracopos.
“O novos veículos elétricos devem manter o conforto de sempre aos clientes e ainda colaborar com os planos da companhia rumo à cada vez melhor eficiência no uso de combustível e ao cumprimento de suas metas de proteção ambiental e sustentáveis”, resume Daniel Tkacz, VP de Operações da Azul.
Mudança representa menos 112 toneladas de gases emitidos
Somente no terminal de Campinas, as nove vans elétricas evitarão a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera, além de terem um custo de manutenção mais baixo em comparação aos meios de transportes convencionais, movidos a combusíveis fósseis. Outra vantagem é que poderão ser abastecidos na base, sem precisar que o veículo se ausente do local da operação.
Durante o Energy Summit, ocorrido em junho, no Rio de Janeiro, a Azul Linhas Aéreas anunciou que a meta da companhia aérea é ser NetZero até 2045. A modernização de 95% da frota aérea com modelos da nova geração, que emitem de 20 a 25% menos carbono, até 2025, faz parte das ações para atingir resultados mais sustentáveis, comentou, na ocasião, o diretor institucional da companhia, Fábio Campos