Thiago Hipólito, diretor de Inovação e líder do DriverLAB, o centro de inovações dedicado aos motoristas do app, conta como a Aliança pela Mobilidade Sustentável pretende contar com mil unidades ainda em 2023
Até outubro deste ano, um total de 800 veículos eletrificados estará disponível para alocação pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, um projeto que conta com 12 empresas parceiras, como Banco BV, Banco Santander, Unidas, Ipiranga e Raízen. É o que conta Thiago Hipólito, diretor de Inovação e líder do DriverLAB, o centro de inovações dedicado aos motoristas da 99, em entrevista ao Integridade ESG. A parceria recém-lançada com a BYD, montadora chinesa que anunciou em julho sua primeira fábrica em território brasileiro, em Camaçari (BA), possibilitou o reforço da frota de 500 eletrificados que já circulava por meio do aplicativo da empresa de mobilidade, com a adição de 300 unidades. A locadora Movida é a parceira da Aliança que possibilita o aluguel de modelos com descontos de até 50%.
“A Aliança pela Mobilidade Sustentável foi lançada em abril de 2022, a partir da parceria de empresas de diferentes segmentos e tem como líder a 99. A cidade de São Paulo é o polo principal. Existem estudos para expansão, mas sem datas ou locais pré-determinados”, conta.
O foco da iniciativa da 99, que hoje transporta 40 milhões de passageiros por ano, em mais de 3.300 cidades, incluindo usuários de motos e carros, é desenvolver o futuro da mobilidade urbana com menos poluição sonora, emissão de gases poluentes e redução de custos com combustível. Dentro desse projeto de mobilidade sustentável, as cidades brasileiras deverão ser potencializadas com ações inteligentes, verdes e seguras.
“Junto com todos os parceiros e motivada pelas iniciativas, a Aliança pela Mobilidade Sustentável busca o marco de até 2025 ter 10 mil veículos eletrificados cadastrados na 99, assim como outras ações que visam expandir o abastecimento energético em todo o Brasil”, completa o executivo.
A meta geral da Aliança pela Mobilidade Sustentável para 2023 é a entrega de mil carros elétricos, o que significará a maior frota de elétricos do país. Para 2025, o projeto espera cadastrar 10 mil veículos eletrificados no aplicativo da 99 e outras ações que visam “expandir o abastecimento energético em todo o Brasil e que tem o objetivo de fornecer inovação por meio do transporte de maneira mais acessível, prática e sustentável para todos os públicos”, prossegue o diretor de Inovação.

Projeto inaugurou em SP primeiro posto totalmente elétrico do país
Mas será que a quantidade de pontos de abastecimento é suficiente na capital paulista para as necessidades diárias dos motoristas? Olíder do DriverLAB afirma que a empresa está trabalhando em conjunto com a Aliança pela Mobilidade Sustentável para proporcionar uma maior infraestrutura em relação às necessidades diárias dos motoristas parceiros, incluindo a infraestrutura necessária de carregamento.
“Como exemplo dessas ações, foi inaugurado no final de 2022 o primeiro posto 100% elétrico do Brasil, localizado no bairro Anália Franco (SP). O ambiente é o primeiro a oferecer carregadores ultrarrápidos, em um espaço exclusivamente projetado para recarga de veículos elétricos e disponibiliza para os motoristas parceiros da 99, um local adequado para o abastecimento de seus híbridos ou 100% elétricos. No ambiente ainda é possível que os parceiros tenham facilidades, como tv a cabo, ar-condicionado e sofá em um ambiente personalizado”, informa.
Um carro movido a gasolina emite, em média, de 10 kg a 25 kg de carbono a cada percurso de 100 km, dependendo da potência do motor, das condições do trânsito e de outros fatores. A Aliança pela Mobilidade Sustentável já obteve resultados concretos em termos de redução de emissão de gases causadores das mudanças climáticas no trânsito.
“Entre os meses de abril de 2022 e maio de 2023, 251 toneladas de CO2 foram evitados de serem lançados na atmosfera graças ao trabalho feito pela Aliança, que proporcionou a mais de 250 mil passageiros a experiência de utilizar um veículo elétrico”, enumera Thiago Hipólito, diretor da empresa que tem registrado atraído mais motoristas parceiros.
A 99 saltou de 750 mil motoristas cadastrados para um milhão de cadastrados no último mês de julho de 2023.
“Esse crescimento reflete a confiança depositada na empresa no sentido de investir na melhoria da experiência do passageiro, nos ganhos dos motoristas e em novos serviços, tornando-se recurso indispensável para quem precisa se locomover pelas cidades”, finaliza o diretor de Inovação da 99.